Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 21, 2008

Acordo deve garantir acessibilidade em bancos

Medida deve beneficiar 25 milhões de brasileiros
Maria das Graças Salvador

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Ministério Público Federal, Ministérios Públicos estaduais de São Paulo e de Minas Gerais, e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República promete promover a acessibilidade de pessoas com deficiências nas agências bancárias e beneficiar 25 milhões de brasileiros.

O TAC foi assinado no dia 16 e quer propiciar ajustes arquitetônicos e humanos necessários para facilitar e dar preferência ao acesso de pessoas com deficiências nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em todo o país e nos bancos privados mineiros e paulistas.

A partir do TAC, os bancos ficam obrigados, por exemplo, a oferecer atendimento especializado, como funcionários que se comuniquem na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a leitura em voz alta de contratos para os deficientes visuais. Os bancos também terão de providen…

Governos e clubes unidos pela campanha da acessibilidade

O Governo de Minas, os clubes mineiros América, Atlético, Cruzeiro e Villa Nova estão juntos na luta pela garantia dos direitos à acessibilidade. Na tarde de sexta-feira (17), os quatro clubes assinaram com os governos Federal e Estadual um termo de adesão à Campanha Nacional “Acessibilidade – Siga esta idéia”.

O objetivo da campanha é sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Juliano Fisicaro, falou sobre a satisfação do Governo de Minas em aderir à campanha e lembrou que a acessibilidade é um direito garantido à pessoa com deficiência e que deve ser cumprido. “É preciso desenvolver ações para a inclusão produtiva e social das pessoas com deficiência. O Governo de Minas t…