sábado, 18 de julho de 2009

Síndrome do túnel do carpo

Formigamento ou dor nas mãos, principalmente à noite, diminuição da sensibilidade dos dedos e suor na palma da mão podem indicar quadro de Síndrome do Túnel do Carpo. Mais comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença do sistema nervoso que ocorre quando o nervo mediano, que passa na região do punho, é comprimido por um processo, em geral, inflamatório, que causa estreitamento no seu canal de passagem.
As causas para esta doença estão relacionadas, muitas vezes, a lesões por esforço repetitivo na mão, que prejudicam os tendões do punho, ou mesmo à falta de uso destes tendões. Também podem desencadear a Síndrome do Túnel do Carpo o deslocamento anterior do osso semilunar, diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide, traumas no punho, alterações hormonais - como a menopausa -, entre outros fatores. Mulheres grávidas, muitas vezes, têm sintomas da doença ocasionados por inchaço próprio da gravidez, mas que geralmente desaparece após o parto.
É essencial que os pacientes que tenham estes sintomas procurem por um especialista para realização de exames e obtenção de um diagnóstico. Exercícios de alongamento dos dedos e do punho com orientação médica ajudam no tratamento da doença, nos casos mais avançados, com atrofia muscular há necessidade de tratamento cirúrgico.

Fonte: Copacabana Runners

3 comentários:

alexsandro disse...

Tenho síndrome do túnel do carpo. Posso me inscrever em concursos público como deficiente físico? Trabalho com motocicleta, e é correto fazer o tratamento trabalhando ou tenho que me afastar por um período?

Anônimo disse...

boa noite depois de tanto tempo sofrendo com dormencias,fomigamento,dores,choques,descobri que tenho a sindrome do tunel do carpo,e muito dificil trabalhar com este problema,nao sei o que causou,o medico me passou uma injeçao de corticoide e uma tala para dar um alivio,vou tentar,nao perco as esperanças nunca,e muito sofrimento só quem tem o problema é que sabe.

Anônimo disse...

sou portadora da sindrome do túnel do carpo e descobri que tenho direito a aquisição do veiculo com desconto. Estive no detran da minha cidade e lá me passaram que eu tenho que preencher um formulário onde pede uma justificativa para a solicitação e assim se seria possivel eu obter um modelo. OBRIGADA